sábado, 14 de março de 2009

Importância do relacionamento com clientes e parceiros


Empresas, profissionais liberais e autônomos estão sempre com esta questão em mente: como relacionar-se com os clientes de forma a cativá-los e torná-los dispostos a pagar um preço justo por um produto ou serviço. Mais: como fazer que estes clientes, ainda que ocasionais, indiquem a empresa ou profissional para outros clientes?

No outro extremo encontramos consumidores que prezam o relacionamento, a confiança, a tradição em comprar em determinado estabelecimento. Nesse sentido, muitas empresas buscam formas de cativar o cliente oferecendo tratamento especial para que o cliente sinta-se diferenciado, mimado, e torne-se fiel ao estabelecimento ou marca.

Falar em relacionamento é falar em ocupar um espaço não apenas na cabeça do cliente (share of mind), mas, principalmente, no coração do cliente (share of heart) de tal forma que o cliente quando necessitar de um produto ou serviço não tenha dúvidas a quem procurar.
É preciso destacar que relacionar-se bem com o cliente não significa demonstrar uma falsa proximidade, um relacionamento forçado. Os clientes não gostam desse tipo de tratamento. Eles querem, sempre, um tratamento caloroso, amistoso e profissional. Amizade pode ser fruto de um bom atendimento, sem inverter a ordem natural de todo um processo.
A empresa também precisa fazer sua parte. É preciso treinar, desenvolver, apoiar, orientar, informar, dar autoridade e autonomia e principalmente valorizar quem atende o cliente e procura construir e manter relacionamentos duradouros.


link: http://www.portalcallcenter.com.br/gestao/treinamento/importancia-do-relacionamento-com-clientes-e-parceiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário